domingo, junho 03, 2012

Essência Cigana

Grupos de Ciganos e suas danças:

Os Ciganos Espanhóis (Kalons) tem sua dança típica, a Rumba Gitema que é semelhante ao Flamenco onde predomina o uso de saias longas com muitos babados.
Os Ciganos Húngaros usam em suas danças um pandeiro com fitas coloridas.
Na Rússia, os Ciganos dançam agitando seus lenços que cobrem o quadril ou usam como xale.
No Oriente, a característica marcante está no movimento do quadril, que revela força, graça e sensualidade.
Na Iuguslávia, o Kôlo, uma dança folclórica usa movimento dos pés e mãos sincronizados.
As ares mais usadas na vestimenta cigana são o vermelho que significa a vida e espanta o mau olhado. O dourado que significa a prosperidade, e o estampado que representa a união com a natureza. As ciganas só usam branco no primeiro dia aos dias que compõesm o casamento e o preto pode estar presente nas roupas sem nenhuma interdição.

Oráculos
Os ciganos fazem uso de seus oráculos adivinhadores comunhando das forças da natureza. Ar, Fogo, Terra e Água.

Os Ciganos são muito conhecidos pelos seus oráculos adivinhatórios, não só a cartomancia e a quiromancia (leitura das mãos), mais uma dezena de outros oráculos, como a bola de cristal, teimancia (leitura através da borra do chá), cafeomancia (leitura através da borra do café), dadomancia (oráculo dos dados), hidromancia (leitura através da água em um copo), entre outros.
O uso das ervas é muito grande dentro da cultura cigana, e essas Entidades tem sempre uma receita, encantamento ou simpatia para receitar, usam muitas flores, frutas, folhas em geral e muitos incensos.

No Brasil são encontrados seis diferentes clãs (grupos) de ciganos: Lavora, Kalon, Hoharano (Roharanó), Kalderash, Matchuaija e Tchurari. Os Ciganos também fazem uso de incensos que são utilizadas sempre com algum propósito não apenas para perfumar o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário