quarta-feira, maio 01, 2013

Depoimentos de Umbanda

            Desabafo...

Sinto um nó na garganta, lágrimas me vêm aos olhos, minha voz está embargada; nem mesmo o som dos atabaques e a voz dos ogãs eu consigo acompanhar... Hoje (14/04), mesmo sendo filha da casa, estou na assistência e da assistência deslumbro-me com uma Coroação de Oxum, gira de Preto Velho. 

Sei que é temporariamente, mas do lado de fora me parece uma eternidade.

Percebo, então, o quanto é grande o meu amor pelas Entidades, pelos Orixás, enfim; pela minha, sua, nossa Umbanda. Recordo-me que antes de me tornar Umbandista, busquei várias religiões na esperança de preencherem meu coração, serviria todas, menos a Umbanda.

Pensar que, na santa ignorância, há alguns bons anos, paguei uma boa quantia em dinheiro para que uma suposta “Mãe de Santo” tirasse dos meus caminhos os Orixás, as entidades, a minha mediunidade; tirasse de mim, na verdade, a mim mesmo; pois hoje sei que Orixá é a minha vida!

Volto-me a gira, após obrigação à minha mãe Oxum, aguardo por um aconchego de Preto Velho; sentado em seu banquinho, serenamente me benze, tranquiliza e abençoa. Suas palavras são de otimismo, de paciência e fé, muita fé. Nesse momento estou certa de que retornarei aos trabalhos antes do que penso, tenho fé.

Retorno após quatro dias (17/04) a uma consulta oftalmológica, minha cirurgia que antes apresentava focos de inflamação mais nada apresenta, minha pressão ocular reduziu-se de 30 para 20, não consigo me conter e choro de emoção e alegria. Agradeço, silenciosamente, a corrente dos Pretos Velhos, agradeço a vossa sabedoria: “Durma sentada, assim você não machuca seu olho, reze para Santa Luzia”. Nada de milagroso, muito sábio...

Hoje, 23 de abril, estou de volta a gira, com um grande presente: Homenagem ao Senhor Ogum, Ogunhê!

O que dizer senão: “Obrigada”.

 

Adorei as Almas!

Rita Julião

                                                                                                                                                  23/04/2013
 
 
*Rita Julião é médium umbandista e filha da Aldeia de Caridade Iemanjá e Cacique Sultão das Matas.
 
***Depoimentos de Umbanda é uma nova sessão do blog dedicada a mensagens e relatos de umbandistas ou seguidores dessa linda religião que é a Umbanda.
Se você está interessado em colaborar com esta sessão do blog, por favor envie seu depoimento via e-mail para: Depoimentos de Umbanda thifsa@hotmail.com ou blogaldeiadosultao@hotmail.com.
Os textos serão submetidos à verificação ortográfica e edição de acordo com a necessidade.
Não deixe de dividir sua história e seu conhecimento.
Saravá.
Aldeia do Sultão 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário