segunda-feira, maio 16, 2011

Os Pretos Velhos

Espíritos de velhos africanos que viveram nas senzalas como escravos, e que morreram no tronco ou de velhice.
Entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada o poder do segredo de viver longamente, apesar da rudeza do cativeiro demonstrando qualidades insuperáveis para suportar as amarguras da vida, conseqüentemente são espíritos guias de elevada sabedoria trazendo esperança aos consulentes que os procuram para amenizar suas dores.

Costumam fazer suas “mirongas” (trabalhos mágicos), para ajudar os necessitados, sentados em seus banquinhos fumando seu cachimbo, benzendo, demandam contra o baixo astral para afastar os perigosos Kiumbas.
Com suas várias experiências em outras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une os seres, que a matéria só nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas a matéria não existe por si só, nós que a criamos para tais experiências, e que a realidade é o espírito.
Mestres da sabedoria e humildade nos auxiliando na busca de sempre termos forças para levantar, mesmo diante de nossas dores, com conselhos e vibrações de amor incondicional.



“Vêm curvados mal conseguem andar;
Trabalham sentados em seus banquinhos, apóiam-se em suas bengalas;
Arruda, Guiné e Manjericão, folhas para as suas mirongas poderosíssima;
Um cachimbo, chapéu de palha, com sua roupa branca e preta e um rosário na mão.”
          “E assim nossos VOVÔS E VOVÓS seguem sua caminhada... Ajudando seus filhos que caíram, mas que souberam levantar”


Dia da semana: Segunda-Feira.
Cor: Preto e Branco.
Fumo: Cachimbo (Com folhas e ervas) ou cigarro de palha.
Local: Cruzeiro das Almas.
Fio de Contas (Guias): Muitos Pretos Velhos gostam de guias com contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam cruzes ou figas feitas de Guiné ou Arruda.
Roupas: Preta e Branca; carijó (xadrez preto e branco).
As Pretas Velhas usam lenços na cabeça ou batas, e os Pretos Velhos usam chapéu de palha.
Bebidas: Café preto, chá, garapa, vinho tinto, cachaça com mel, água, algumas vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos.
Comidas: Tutu de feijão preto, bolinhos de tapioca, pães, bolos, mandioca, queijadinha, batata doce, pamonha, mingau, canjica mungunzá, acarajé, couve, farofa, cuscuz, feijoada completa com miúdos e carne salgada de boi (em dia de festa).
Ervas: Guiné, arruda, manjericão, junco, carqueja, carquejinha, romã (folha) etc.
Kiumbas:
Exus pagãos – São espíritos trevosos ou obsessores,encontram -se desajustados perante a lei, provocando os mais variados distúrbios moras e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões até as mais duras e tristes obsessões. São espíritos que se comprazem na prática do mal apenas por sentirem prazer ou por vinganças colocadas por ódio doentio.
Sentimentos Baixos – São paixões, ódios, rancores, raivas, vinganças, sensualidade, desenfreada e vícios de toda estripe, dessa forma alimentam essa faixa vibracional e os Kiumbas se comprazem nisso, já que se sentem mais fortalecidos.

Oração dos Pretos Velhos 
                                  
“Senhor, Nosso Pai, que sois o poder, a bondade, a misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dá Pai aos que vacilam ao vosso poder, na vossa misericórdia, a bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes senhor, os olhos para que pratique sempre o bem, a caridade de vossa sabedoria, reconhecendo assim a vossa existência, poder e misericórdia bem assim, a vosso reino. Senhor perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dá Senhor, a eles que sofrem a luz e seu imenso amor e dá sua sabedoria.
Que a luz nos ilumine neste mundo e em outros os lugares por onde passarmos nos proteja.
Oh! Meu Pai santíssimo!! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometidos.
Pai, pela sua sagrada bondade e paixão consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar.
Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão aos nossos erros e que vossa piedade não falhe hoje e sempre...”
                                                            Amém.  

Fonte:
Foi usado como fonte de pesquisa a pagina "Google" e através dele sites especializados.
Livro: Inicialização a Umbanda.
Acervo: Aldeia de Caridade Iemanjá e Cacique Sultão das Matas

Nenhum comentário:

Postar um comentário