domingo, outubro 07, 2012

Umbanda de Outras Bandas

Como é que você louva Orixá, faz uma bonita oferenda ou simplismente cozinha uma boa comida de Santo em homenagem à Eles se nessa terra não se acha quase nada?!?!
Já foi mais difícil e as vezes ainda é.
Não quero dizer que na Nova Zelândia não se acha nada do que precisamos para louvar nossos Orixás e Entidades através de comida. Tudo vai depender de que região você mora e o tamanho da sua cidade.
Morando no "fim do mundo" como eu moro, numa das cidades mais ao sul do planeta com pouco mais de 50 mil habitantes (o que pra Nova Zelândia é um tamanho normal de cidade) as coisas ficam bem mais complicadas do que se eu morasse em Auckland com seus 1.2 milhões de habitantes.
Agradeço ao povo chines, fijiano e indiano pois são eles que fazem minha vida mais fácil, mesmo que seja na base da mandioca congelada. E ao BrazilExpress que vende umas coisinhas na internet como farinha de mandioca e canjica.
Como a oferta de frutas e legumes não se compara com a do Brasil esse setor também complica. As pimentas andam NZD$89.00 por kilo! O que faz uma farofa de Exu ficar bem salgada... A mesa de Caboclo não se compara pois paga-se por volta de NZD$5.00 pela unidade da manga, melão, mamão e abacaxi. Pois é.
Entendo que Orixá aceita, agradece e abençoa aquilo que você oferecer à Ele pois quando vindo do coração tudo é bem aceito e é isso que me fez, depois de muita frustração, começar a modificar meus conceitos e entender que não precisa ser uma farofa com 21 pimentas ou uma cesta com mais frutas que o chapéu da Carmen Miranda, e sim o amor e fé que você coloca nas coisas.
A Umbanda não vive só de velas e charutos e a comida tem uma importância muito grande dentro da nossa liturgia. A comida ou ajeun é a comunhão entre os guias e os seguidores, é uma maneira de presentearmos e agradecermos, são usadas como remédios e quando todos os presentes se reunem e compartilham da comida de Santo, nossa função como família e comunidade é mais do que aparente.
Eu e Eli, depois de cada trabalho, sentamos à mesa e comemos o que foi deixado pelos Guias e dividimos tudo o que sobrar.
Cozinhar para o Santo é um prazer que eu adquiri através da minha mãe que sempre fez deliciosas comidas. Foi testando e aprendendo comidas de Santo que desenvolvi a paixão pela cozinha e acabei indo pra faculdade e me tornei um cozinheiro. Axé!!!

9 comentários:

  1. Olá! Acabei de me mudar pra Auckland e queria saber se tem algum terreiro aqui. Dificil, ne? Mas nao custa perguntar hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luísa, obrigado pela sua visita!
      Infelizmente não tenho informação sobre nenhum terreiro de Umbanda em Auckland, tenho conhecimento de um Centro Kardecista e só.
      Aqui no sul somos duas casas de Umbanda, uma em Queenstown e a minha aqui em Invercargill.
      Caso venha passear pelo sul, por favor entre em contato e ficarei feliz em recebe-la.
      Saravá.
      Thiago

      Excluir
    2. Olá
      Olhando os comentários percebi que em Queenstown existe um centro. Gostaria de maiores informações como local, data e hora, consegue me ajudar? Desde já agradeço

      Excluir
    3. Olá Nay a Casa de Umbanda Divina Luz fica em Queenstown e no momentl tem gira aberta uma vez ao mês.
      Procura por Sarah Diva ou Ed Rizzi no Facebook e você terá como entrar em contato com eles. Abraços.

      Excluir
  2. Queria MUITO um terreiro aqui em Auckland. Estou frequentando Centro Espirita mas sinto muitissima falta. Devemos abrir um =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, eu não conheço nenhum terreiro de Umbanda em Auckland somente um centro kardecista que acredito seja o mesmo que você já frequenta. Porém não ficaria surpreso se já existisse um terreiro mas poucas pessoas conhecem. Auckland é bem grande!
      Aqui no Sul somos duas casas de Umbanda uma em Queenstown e a minha aqui em Invercargill.
      Você será bem-vinda quando quiser visitar.
      Obrigado por visitar o blog.
      Abraços
      Saravá
      Thiago Sá (Aldeia do Sultão)

      Excluir
  3. Olá
    Sou Caroline, e estou indo para Cristchurtch em maio. Quero saber como faço para encontrar com vocês, ir a uma sessão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha casa fica em Invercargill e tem outra casa em Queenstown.
      Se puder venha nos visitar!
      Saravá

      Excluir
  4. Totalmente aliviada de saber que encontrarei uma casa de umbanda em Queenstown.
    Saravá

    ResponderExcluir